Home do Site BPA - Beneficência Portuguesa de Amparo

BLOG


Nota de esclarecimento

sábado, 21 de março de 2020

A#BPA informa que estão suspensas até o dia 5 de abril as visitas aos pacientes internados e a presença de acompanhantes nas unidades de pronto atendimento, com exceção para os casos previstos em lei, que são os menores de 18 e maiores de 60 anos.
 
A suspensão das visitas integra Decreto nº 6.046, de 20 de março de 2020, por meio do qual o prefeito de Amparo decretou estado de emergência no município e determinou novas medidas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus COVID – 19.
 
Confira o Decreto na íntegra: https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_47_0_1_20032020191156.pdf

Por: Labs Comunicação

Comente e participe:


Nota de esclarecimento

quarta, 18 de março de 2020

As visitas para pacientes internados na #BPA poderão ser feitas somente das 14h às 15h. Além disso, cada paciente poderá receber somente um visitante por dia.
 
A alteração nas regras para circulação de pessoas dentro do hospital é uma das estratégias para evitar a propagação do novo coronavírus – COVID-19.
 
Essa medida vai vigorar por tempo indeterminado e quando a situação estiver normalizada, será emitido um novo comunicado.
 
É importante reforçar que pessoas com sintomas de gripe não devem fazer visitas.
 
As demais recomendações permanecem as mesmas:
 
- Lavar as mãos e utilizar álcool em gel antes e depois da visita;
- A entrada de menores de 12 anos não é permitida;
- Por critérios médicos, em alguns casos, as visitas podem não ser autorizadas;
- Não é permitido levar alimentos, exceto quando há liberação médica específica;
- Não sentar na cama do paciente;
- Não usar perfumes fortes;
- As visitas devem ser breves;
- Aproveitar o tempo para conversar com o paciente, se ele estiver disposto, procurando sempre tranquilizá-lo e animá-lo.

Por: Labs Comunicação

Comente e participe:


Nota de esclarecimento

terça, 17 de março de 2020

Com relação ao novo coronavírus – COVID 19, a BPA pede a compreensão da população de Amparo no sentido de procurar o Pronto Atendimento do hospital somente aqueles que:
 
- Apresentarem sintomas como febre, tosse com ou sem secreção, dor de garganta e/ou falta de ar;
- Retornaram de viagens no exterior apresentando os sintomas acima citados;
- Tiveram contato com casos confirmados ou suspeitos e que apresentam os sintomas.
 
Pessoas com sintomas leves ou mesmo as que retornaram de viagens no exterior e que não apresentam os sintomas, devem permanecer em casa.
 
O apelo à população é para não sobrecarregar as unidades de Saúde sem necessidade, para evitar a propagação do vírus e para que pacientes com outras doenças não relacionadas ao COVID-19 também tenham o seu atendimento garantido.
 
A BPA está seguindo todos os procedimentos determinados pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria de Saúde do Município de Amparo relacionados ao novo coronavírus – COVID 19.
 
Porém, para que todas essas estratégias tenham efeito, é de fundamental importância a colaboração de todos e principalmente restringir ao máximo a quantidade de pessoas circulando tanto nos hospitais como em todos os ambientes onde há aglomeração de pessoas.

Por: Labs Comunicação

Comente e participe:


Beneficência Portuguesa de Amparo: 128 anos de história

sexta, 13 de março de 2020

 
O Grêmio Português de Beneficência, atual Beneficência Portuguesa de Amparo (BPA), foi fundado pela Colônia Portuguesa de Amparo no dia 13 de março de 1892 com a missão de promover a filantropia e a assistência aos enfermos. Da época da fundação até o ano de 1936, o Grêmio Português de Beneficência prestou serviços relevantes à comunidade amparense.
 
Mesmo com as atividades suspensas (de 1936 a 1967), a diretoria do Grêmio se manteve ativa, reunindo-se com frequência e buscando alternativas para a sua reabertura. As reuniões ordinárias e eleições, em conformidade com o Estatuto, continuaram acontecendo. 
 
No ano de 1961, tiverem inicio as reformas necessárias para retomar as atividades do hospital. Na época, os poucos recursos financeiros eram provenientes das contribuições de sócios e da venda de terrenos no Bairro de São Sebastião. 
 
No ano de 1968, foram expedidos os primeiros documentos da Saúde Pública que autorizaram o reinício das suas atividades médico-hospitalares do Grêmio. Em março de 1972, a entidade teve sua denominação alterada para “Santa Casa de Beneficência Portuguesa” e em maio de 1977 passou a ser chamada de Beneficência Portuguesa de Amparo.
 
De caráter filantrópico, a Beneficência Portuguesa de Amparo, foi considerada de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 466, de 21 de janeiro de 1963; de Utilidade Pública Estadual, pela Lei nº 9.012, de 12 de outubro de 1965 e de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 91.108, de 12 de março de 1985. 
 
Com todas as reformas e ampliações, o corpo principal do prédio foi mantido intacto e assim se conserva até hoje. Sua beleza arquitetônica em estilo “manuelino” é uma das mais belas edificações da cidade de Amparo. Na fachada principal, desenhos em relevo de figuras representativas do trabalho e dedicação da Colônia Portuguesa em beneficio da coletividade amparense. 
 
Atualmente, a BPA conta com uma área total de 14.957,50 m², sendo 5.369,06m² de área construída, 48 leitos, 6 salas cirúrgicas , 100 funcionários e serviços terceirizados de litotripsia, hemodiálise e laboratório clínico e de patologia. 
 
Fonte: Arquivo Beneficência Portuguesa de Amparo
Imagem: Dudu Lopes

Por: Labs Comunicação

Comente e participe:


Nota de esclarecimento

sexta, 13 de março de 2020

A Beneficência Portuguesa de Amparo (BPA) atendeu na noite de ontem, dia 12, o segundo caso suspeito de coronavírus – COVID 19 da cidade de Amparo. O paciente não chegou a ser internado e está em sua casa, sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde.
 
A BPA informa que está seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde para o atendimento de pacientes com suspeita de COVID 19.

Por: Labs Comunicação

Comente e participe:


Ala Azul Kids: Crianças contam com um ambiente lúdico para internação na BPA

quarta, 26 de fevereiro de 2020

 
A Beneficência Portuguesa de Amparo (BPA) conta com uma ala criada especialmente para tornar a estadia das crianças no hospital mais divertida e aconchegante: a Ala Azul Kids. 
 
A iniciativa, idealizada pelo médico pediatra Dr. José Carlos de Oliveira, também contou com o apoio dos demais pediatras que atendem no hospital, e que há tempos reivindicavam um ambiente mais acolhedor para as crianças e seus acompanhantes. 
 
A administradora do hospital, Patrícia Lenci, explica que a ala pediátrica conta com cinco leitos, distribuídos em duas enfermarias e um apartamento, além de uma brinquedoteca e um lactário. 
 
“O espaço foi cuidadosamente decorado com temas lúdicos e mobiliário adequado para crianças. Os acompanhantes também podem contar com camas confortáveis para descansar”, destaca Patrícia. 
 
O designer Bielg Pires, responsável pelo projeto de sinalização da ala ressalta que o espaço foi planejado para ser um ambiente lúdico, divertido e acolhedor para as crianças. 
 
“O corredor se transformou numa floresta com animais silvestres. Uma das enfermarias foi estilizada com Liga BPA, com super heróis e heroínas para proteger as crianças. A outra enfermaria foi decorada com a temática de contos de fadas, príncipes e princesas, personagens que remetem à mágica dos livros infantis. Já a decoração do apartamento individual remete a uma viagem espacial”, conta o designer.
 
A Ala Azul Kids atende crianças de 28 dias a 16 anos, além de recém-nascidos com até 28 dias para tratamento de fototerapia. A adequação do ambiente foi custeada com recursos financeiros do próprio hospital e atualmente atende pacientes de convênios e particulares.

Por: Labs Comunicação

Comente e participe:


11121314

Desenvolvido por